TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: que bicho é este?

O ambiente de negócios nos últimos 2 anos mudou radicalmente, conectividade e acesso a muita informação passaram ser rotina em nosso dia a dia. Com tantos dados disponíveis as oportunidades são inúmeras, assim como os desafios de trabalhar com tantas informações. Neste cenário a expressão “Transformação digital” ganhou destaque, mas afinal, que “bicho é este?”
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Transformação Digital, em uma definição muito simplificada, nada mais é do que fazer com as pessoas trabalharem em sua melhor performance, agregando muito valor para as empresas e seus Clientes.

Bom, as organizações vêm fazendo isto a séculos, então o que mudou???

A resposta é simples, neste cenário as pessoas e os dados são os protagonistas e a tecnologia é o meio por onde as pessoas (colaboradores, fornecedores e Clientes) interagem com os dados (informações) e tomam decisões, resolvem problemas, compartilham conhecimento e geram inovação.   

Ficou mais simples? Então, como uma empresa pode começar ou avançar nesta jornada de Transformação Digital?  Tudo começa com a decisão estratégica da liderança em seguir por este caminho e a partir deste ponto, algumas dicas simples podem ajudar: 

  1. Familiarize-se com os termos e tecnologias. CRM, ERP, BI, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, RPA, SEO, entre outras. Não se preocupe em se tornar especialista nestas coisas, mas em entender como cada uma destas tecnologias poderá ajudar sua empresa e sua equipe a ter mais agilidade nos processos do dia a dia.

  2. Entenda seu momento; avaliar o seu nível de maturidade digital é chave para definir um plano de ação. Seus sistemas de gestão estão agregando valor e ajudando sua empresa a ser mais ágil no dia a dia? Como sua empresa se relaciona com seus Clientes? Como sua equipe vem se preparando para usar novas tecnologias e ser mais eficiente? Existe uma cultura voltada para decisões baseadas em dados?

  3. Crie sua estratégia; agora que está familiarizado com tecnologias e tem um bom entendimento do seu momento, chegou a hora de definir sua estratégia para tirar o potencial máximo desta Transformação Digital. 

  4. Tenha parceiros, isto vai ajudar a ganhar velocidade no processo. A Transformação Digital e uma jornada que sua empresa não precisa fazer sozinha 

  5. Não fique em “cima do muro”; uma vez definido o caminho comece a agir, lembre-se que “tempo é dinheiro” e em muitos casos, pode também ser sinônimo de sobrevivência. 

  6. Pressa vs Velocidade; sabe qual diferença? Pressa é a “ausência de calma; falta de paciência; impaciência, precipitação” e Velocidade significa “Agilidade ou presteza em executar uma ação”, bom, acho que só as definições já explicam este ponto 😊. Então seja veloz na execução!!! 

Nos próximos posts discutiremos mais sobre estes pontos e também como a SP4Digital pode ajudar seu negócio nesta jornada de Transformação Digital para que você e sua equipe possam “Focar no que importa” 

Vinicius Meneghini

Vinicius Meneghini

Comentários

Sobre nós

A SP4DIGITAL é uma empresa de consultoria, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas e treinamento criada e para atender as necessidades de crescimento do seu negócio.

Posts recentes

Siga-nos

Inscreva-se no nosso Blog

Nós também não gostamos de SPAM! Ao se inscrever você vai ficar sabendo em primeira mão sobre as novidades e conteúdos que preparamos especialmente para você FOCAR NO QUE IMPORTA!

CONTATOS

PROJETOS INTELIGENTES PARA O DIGITAL

Seu contato é muito importante para nós!

(19) 99953-4040

falecom@sp4digital.com

Atendimento em horário comercial

Seg-Sex: 9h -17h

Translate »